sábado, 4 de junho de 2011

Gunas, as qualidades da Criação

Sattva, Rajas e Tamas

Os Gunas aparecem mencionados no Bhagavad-Gita, como Triguna, há uma idéia vaga sobre estas qualidades da Criação na manifestação dos fenômenos no Universo, visto e não visto. O trabalho da mente é captar estes atributos para conscientização cognitiva do caminho inverso para chegarmos à Divindade. O yogue pode atravessar a fronteira da manifestação e transcender o domínio dos Gunas, percebendo sua verdadeira natureza original, gosto sempre de lembrar, no começo das minhas meditações o que o Mestre Yogananda disse: "Deus começa onde o movimento cessa", isto é música para mim. Através dos sentidos, como depende nossa cognição dessas propriedades? Os três princípios fundamentais subjacentes a esses fenômenos são:
1. vibração, que envolve movimento rítmico de partículas, ondulatório (prakasa), influência espiritual ou elevadora;
2. mobilidade, que envolve não-rítmico de partículas com transferência de energia, ação (kriya), influência ativadora;
3. inércia, que envolve posição relativa de partículas, (sthiti), influência obstrutora.

Sattva é apenas uma combinação harmoniosa de Rajas e Tamas e não algo apartado de Rajas e Tamas. Assim, o desenvolvimento de Sattva não é realmente a criação de algo novo, mas a harmonização dos Rajas e Tamas existentes. O objetivo do Yoga é harmonizar Rajas e Tamas em Sattva, o virtual desaparecimento dos opostos e a reconquista de uma condição que está livre dos opostos, que é nossa condição antes de Purusha se manifestar em Prakrti, Conhecer por tornar-Se. A condição de puro Sattva desenvolvida faz-nos aptos a atravessar o ciclo evolutivo e atingir Kaivalya, porém com individualidade potencial, sem dissolução do Ego na Divindade, mas prontos a manifestar em Prakrti libertos dos Gunas e da ilusão de Prakrti (Maya), e ainda assim retendo todos os conhecimentos e poderes (habilidades) adquiridos através da evolução (Jivanmuktas).

Um dos erros de interpretação da filosofia hindu, é acreditar que ao alcançar Jivanmukti, jivatma funde-se com Paramatma e perde-se para sempre, disse I. K. Taimini, em "Ciência do Yoga" (onde este post foi inspirado).

Yogananda comenta em "A Eterna Busca do Homem": "Uma das três qualidades básicas predomina em cada homem. Sattva é a qualidade dos que apresentam tendências espirituais. Alimentam-se adequadamente, cultivam bons hábitos e têm devoção ao Senhor. A qualidade Rajas manifesta-se nos que são ativos; essas pessoas se mantêm ocupadas com o trabalho até morrer. As pessoas em quem predomina a qualidade Tamas preenchem suas vidas com disputas, raiva, ciúme, sensualidade e preguiça."

Nenhum comentário: