quinta-feira, 16 de julho de 2009

Técnica Simplificada de Meditação

Esta técnica é inspirada nas lições de Paramahansa Yogananda, fornecidas para qualquer pessoa interessada em conhecer melhor a Kriya Yoga, divulgada por ele em seu livro inspirador e transformador “Autobiografia de Um Yogue” e disseminada por sua escola Self Realization Fellowship, sediada na Califórnia, com Centros pelo mundo todo.
“Deus começa onde o movimento cessa”, Paramahansa Yogananda.

1. Escolha um lugar calmo e quieto para meditar, faça nele um altar com as entidades de sua devoção, Cristo, Buda, Anjos, Nossas Senhoras, Santos de todas as religiões, o importante é lembrar que elas são fontes de inspirações de preces ao Deus Único, são os mensageiros para levar nossa oração a Ele, nos apresentar ao Supremo Espírito. Como sou estudante das lições da Self, meu altar tem as imagens de Lahiri Mahashaya, Babaji, Nosso Senhor Jesus Cristo, Baghavan Krishna, Paramahansa Yogananda e Swami Sri Yukteswar.
2. Babaji trata-se de Cristo Yogue, que renovou a Kriya Yoga nos tempos modernos, tem uma referência a esta yoga nos Yoga Sutras de Patanjali. Babaji foi Guru de Lahiri Mahashaya, que foi Guru de Swami Sri Yukteswar, que foi Guru de Paramahansa Yogananda. Cristo Yogue é um espírito adiantadíssimo, que embora possa subir para planos astrais superiores, ajuda a humanidade evoluir, dizem que tem aparições dele a mais de 1.000 anos na Índia.
3. Reserve pelo menos 1 hora pela manhã, antes de se alimentar e pelo menos 1 outra à noite, antes de se deitar, para se dedicar a Deus, sim, porquê, as outras 22 horas, você fica por conta de Maya, a Grande Ilusão, que é o mundo físico das sensações. Nestas horas Ele vai ouvir que você O ama acima de todas as outras coisas, então esta meditação ensinada por Yogananda é intensamente devocional, é diferente de todas outras técnicas de meditação, pois o Grande Desejo é o de conhecê-Lo, exigir Sua Divina Presença, através destes momentos de introspecção, esta é uma ciência, comprovada por muitos rishis da Índia. Conhecer por tornar-Se, primeiro devemos buscar Deus, pois o resto vem em seguida, se assim o for, você terá os tão falados tesouros imperecíveis, saúde superior, calma interior, bem-aventurança, pois o corpo físico é uma veste que o espírito troca de vida em vida, os bens materiais são fugidios, não satisfazem nosso ser, pois sua verdadeira necessidade é Outra, perdemos muitas encarnações, por conta de Maya, muitas escrituras falam disso, mas uma coisa é certa, só podemos efetivamente evoluir se passarmos pelas experiências nos corpos físicos, astrais, emocionais, mentais, espirituais e outros cada vez mais sutis. O importante é estar no mundo, com todas nossas plenas capacidades e competências, mas também não ser do mundo, achando que tudo que existe é o que se vê, Deus nos deu o sono, para lembrarmos que existe o Invisível, o inconsciente, existe Algo além do nosso nariz.
4. Arranje uma cadeira de madeira, metais e outros materiais não são energeticamente bons, que tenha as pernas um pouco menores que as suas, se puder cobri-la com um pano de seda pura natural, melhor ainda, mas pode ser de algodão 100% natural, hoje temos 200, 300, 400 e 600 fios, tenho um pano de 400 fios, parece acetinado, de tão gostoso. Coloque as mãos para cima para captar energia cósmica, também pelas mãos, pois o lugar de entrada natural é o bulbo raquidiano, situado atrás da nuca, também é o lugar de muita vampirização, quando vemos uma pessoa com uma vermelhidão na nuca, bem em cima, não é um bom sinal vital, mas se for um Yogue, tudo bem, a vampirização é do bem. Esta energia é chamada Prana, está aí para todo mundo, e é ela que nos vitaliza, o Mestre Yogananda fala que ela é formada de Vitatrons, elementos de Inteligência Divina.
5. Oriente sua posição para meditar de frente para Leste, veja o rumo que o Sol nasce, então você deve sentar de frente para este lado, tanto de manhã, como à noite, isto se deve ao alinhamento dos chakras com o fluxo planetário da luz intensa, que o Sol deixa no rastro de sua passagem pelo dia.
6. Sente com a coluna ereta, se possível sem encostar, mantenha esta posição sem forçar, você deve se sentir o mais confortável que puder.
7. Tente não pensar em nada, apenas note o ar entrar e sair de seus pulmões, se distraia com inspiração e expiração.
8. Marque uma contagem sempre crescente de tempo para o ar entrar ou sair, comece contando até 6, pausadamente, aproximando-se do tempo em segundos, faça uma semana contando até 6, na outra aumente para 7, assim por diante, o ideal para alguma modificação significativa seria 20, mas só se for com tranqüilidade e garantia de calma e paz, sem qualquer tipo de preocupação, confortavelmente.
9. O mais importante é não pensar nas coisas do dia-a-dia, quanto surgir algum pensamento, descarte-o, volte a perceber sua respiração, a prática é a mãe desta situação.
10. Dirija seu olhar para o centro da testa, na altura um pouco acima das sobrancelhas, aí está situado um chakra, que é como um olho de ver Deus, com o passar do tempo, começa-se ter muitas visões, luzes, figuras, não pense que são alucinações, nem que você se tornou um ser superior, mas é uma situação digna para qualquer um que queira tentar e ver com seus próprios olhos, esta condição não é um fim em si mesmo, mas uma ponte para uma condição espiritual importante na sua evolução, um despertar para uma vida de qualidade, quer dizer despertar mesmo, saindo da vida de sonho e sono, para uma vida de lucidez, com a possibilidade científica da Presença Divina em nossas vidas, o fato é que passamos várias encarnações satisfazendo sensações no mundo físico, esquecemos Dele, advindo todo o sofrimento, através das dores do mundo.
11. Acrescente uma atividade física aeróbica, preferivelmente ao ar livre, diariamente a estes tempos de meditação, devemos ter gratidão pelo nosso corpo, que vai cobrar todo momento, nossos hábitos arraigados, nesta vida e em outras, o nosso corpo físico é produto modelador de Maya, existem programas de sobrevivência inconsciente, que criam hábitos, para gratificação do pequeno ego, personalidade inventada, pela nossa cultura e vivência nos grupos familiares e sociais, acabamos deixando nosso verdadeiro Ser, escondido atrás das culpas, pressões e medos. Há que se ter coragem para ser feliz.
“Aconteça o que acontecer, medite pela manhã e pela noite”, PY.

Escreva para a Self Realization Fellowship e peça as Lições Sumárias (Hong Só), Técnica de Medição em OM, para maiores detalhes.

2 comentários:

Tiago Ciriaco disse...

Vampirização do bem?
mesmo quando o vamprizado fica mal?

Fernando Yug disse...

Vampirização no sentido de absorção de Prana que é energia consciencial emanente disponível a todos, energia vital, o termo é meio vulgar, mas está muito em moda, inverta a ordem dos pensamentos, pois toda pessoa vampirizada fica mal mesmo, mas não é isto que estou falando, pois vampirização de energia deletéria, miasmas tóxicos, alcoólicos, entorpecedores, estes dão os vermelhidões. Caso vc veja uma pessoa com este vermelhidão, peça para ela se entorpecer menos, se dexintoxicar um pouco, dá um tempo para si...