terça-feira, 9 de setembro de 2008

Filosofia dos Kleshas

Filosofia e psicologia andam juntas pelas mesmas paragens. Yoga é a beirada da Realidade Última e Suprema. Auto-consciência o véu que A cobre, essa idéia é tão profunda, quanto banal, banalizada até perder-se em sentido. Só possível descerrando a cortina do intelecto, deixando a intuição, buddhi, inteligência espiritual, jorrar, como assim se diz, estudando o Mestre Yogananda e Patanjali, as coisas podem ficar mais claras. A filosofia dos Kleshas mistura tudo. Segue sua breve introdução, o roteiro de estudo, como ciência, a fonte foi o livro de I. K. Taimini da ed. Teosófica. Apesar de estudante da Self Realization, continuo entendendo um pouco agora a própria teosofia e o kardecismo, que pratiquei nos meus melhores anos da juventude, melhor agora, com a consolidação das lições de Kriya Yoga através da entrega total ao Bem Amado Cósmico através da Meditação.

Que são os kleshas?
- São os obstáculos para Realização Espiritual, começa com:

Avidya, é a origem de todos os outros, estejam estes no estado dormente, atenuado, alternante ou expandido. Avidya é tomar o não-eterno, impuro, mal e não-atman como sendo o eterno, puro, bem e atman, respectivamente.
- Asmita - é a identificação ou mistura, por assim dizer, do poder da consciência (purusha) com o poder da cognição (buddhi);
- Raga - a atração que acompanha o prazer;
- Dvesa - a repulsão que acompanha a dor;
- Abhinivesha - é o forte desejo de viver que domina até mesmo os eruditos (ou sábios) e seres já espiritualizados;

Como são eles destruídos?
- Podem ser reduzidos pela sua reabsorção de volta à origem, reduzindo as formas ativas à condição de latência, sem a sua expressão e manifestação, "secar a semente" com o fogo da sabedoria. O sadhaka só estará livre de perigo quando ele tenha cruzado o limiar de Kaivalya e atingido a meta final. Pode-se suprimir os kleshas ativas através da meditação.

Por que devem os kleshas ser destruídos?- Eles nos envolvem num ciclo infinito de nascimentos e mortes e de misérias da vida. O reservatório dos karmas , os quais estão enraizados nos kleshas, causam toda espécie de experiências na vida presente e nas futuras. (vou continuar postando mais perguntas e respostas sobre os kleshas)

Jay Guru

Nenhum comentário: